Ensinando Inglês há quase 8 anos e em dois estados diferentes do Brasil, eu conheci muitos alunos. E dos mais variados perfis. Literalmente TODOS. E aí me perguntam ‘Teacher, existe um perfil ideal para aprender? A personalidade influencia?’ As respectivas respostas são: Não e Sim.
Eu sinceramente não acredito existir um ‘perfil ideal’ pra absolutamente nada, quando se trata em aprender. Tudo vem da necessidade de cada um. Muitos acreditam que os mais ‘saidinhos’ tendem a se dar melhor nas aulas por ‘terem mais facilidade de comunicação’. Verdade? Talvez em alguns casos, mas nem sempre. As vezes os saidinhos se dão bem recebendo atenção, mas não absorvem tão bem o conteúdo quanto os que observam mais. Já tive vários alunos tímidos que independente da timidez desenvolveram bem em sala e até mesmo passaram a usar o inglês como uma válvula de escape para se enturmar melhor. Tendo dito isso, quando tratamos do aprendizado de idiomas, temos que considerar algumas coisas:
Falta de objetivo claro: Os alunos que estão na sala de aula nem sempre tem claro e suas mentes a razão de estarem ali. As vezes, se tratando de crianças e adolescentes, os pais os matricularam no curso sem uma prévia demonstração de interesse por parte do filho(a), o que acaba resultando em desinteresse, relaxo. Sendo esse o caso, dependendo do empenho do Teacher, a situação pode ser revertida e a criança/adolescente pode tomar gosto. Mas isso não se resume somente a esta faixa etária. Todos sabemos do mundo competitivo de hoje em dia e seus requisitos. Adultos que depois de muito tempo de terem ‘desistido’ do Inglês voltam a estudar, podem passar pela mesma situação. As vezes está na aula, mas não participa porque qualquer que seja a razão. Muitas vezes até existe o objetivo, seja para uma promoção no trabalho ou por necessidade de se comunicar com pessoas de fora, mas o grande problema nesse momento é o bom e velho ‘EU ODEIO INGLÊS’.
Escuto isso quase todo dia. Esse é o equivalente de um nutricionista te falar que você tem que começar academia e você fala ‘EU ODEIO MALHAR’. Primeiro, quem já é meu aluno sabe, as palavras “EU ODEIO” são muito nocivas ao universo. Não joga isso por aí, faz mal. E quando se trata de ‘ODIAR INGLÊS’, essa é a pior maneira de (re)começar. O que aconselho fazer é deixar claro o porque que você está retomando. Defina prazos, e mais importante que isso, use do conhecimento próprio como uma ferramenta útil na hora de escolher o curso e/ou professor para te ensinar.
Como assim?
Analise e seja realista com a maneira que você acha que vai aprender melhor. Existem várias metodologias por aí e TODAS elas funcionam. Umas mais que as outras para alguns. Vale a pena lembrar, no entanto, que você quer aprender inglês para se comunicar. Cursos com gramática profunda vão te fazer investir por muito mais tempo para aprender coisas que, sendo realista, você NÃO VAI USAR.
Uma outra coisa que eu colocaria em cheque aqui seria o MEDO DE ERRAR: 
Nesse tópico não existe restrição de idade, sexo, classe social etc. O ‘bom e velho’ medo de errar é de todo mundo. E existem muitas coisas por trás disso. Medo de ser zoado na sala por pronunciar algo errado ou por falar a ‘tradução’ errada da palavra. Esse é um ponto crucial. Mencionei no outro post sobre as fases do aprendizado do idioma (familiarização, criação de hipótese e experimentação), o medo de errar se encaixa ali entre a segunda e a terceira fase e é o que muitas vezes atrasa ou lesa o aprendizado.
Esse medo pode ser (pode ter sido) talvez uma falha na fase 1(familiarização) que consiste na imersão da língua, que teve como consequência as outras duas fases comprometidas.
Ou, em alguns casos, o aluno simplesmente não quer tentar mesmo alegando entender e ler bem.
É sempre um desafio para nós, teachers, lidar com essa situação, pois devemos ajudar a todos os alunos a aprender, independente do perfil. E o que eu sempre digo pros meus alunos e vou compartilhar com todo mundo agora é: Seja num curso de inglês ou professor particular, você ESTÁ PAGANDO pelo direito de errar. Errar FAZ PARTE do processo, se vocês já soubessem não estariam lá, correto? Nenhum teacher pode permitir NENHUM tipo de chacota entre alunos jamais, mas se aconteceu com você, fale com a coordenação, mude de curso. Faça o que for, mas não desista e não procure mais motivos para ‘odiar o inglês’. Pense que é um investimento que vai te salvar dinheiro. Não mais pagar tradutores para trabalhos da faculdade, não mais deixar de entender piadas nos filmes/seriados por ter lido a legenda, não mais ter que viajar com aquela pessoa chata da família ou do grupo de amigos só porque ela é a única que fala outro idioma (geralmente são os chatos que te enchem o saco pra fazer um curso de inglês), não mais, não mais, não mais! Timidez é uma característica, não um defeito. Falo por todos os teachers que conheço (e ja conheci), nós adoramos quando aquele aluno(a) que é mais calado chega pra gente no final da aula e tenta trocar uma ideia, Seja dúvida sobre algo do dia, ou só para praticar. Se você se identifica com isso, faça! Chegue junto! Lembre-se também que é importante usar o que gostamos para ajudar a aprender o que precisamos. Filmes, seriados, livros, video games (tudo sob medida, claro!), recursos não estão em falta hoje em dia, faça bom uso de todos eles.
Concorda com o que foi dito aqui? Comente! Abordamos superficialmente um assunto que é bem mais profundo. Mas a ideia era compartilhar as nuances do mesmo dentro da sala de aula dos cursos de inglês.
Esperamos ter contribuído!
See you next time!

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