What’s up, guys? How are ya? Hoje eu quero saber um pouco mais sobre vocês. Você já fala inglês? Um pouco? Já é fluente? O que tem te impedido de aprender um novo idioma? Se sente inseguro? Odeia a ideia de aprender algo novo? Ou odeia idiomas em si? Quero falar um pouco sobre alguns dos traumas mais comuns relacionados a aprender um idioma, principalmente o inglês: Vamos começar falando do ensino de inglês do sistema brasileiro de educação. Apesar de ter passado por algumas mudanças inovadoras nos útlimos anos, o currículo do ensino de inglês na escolas sempre foi “mal construído”, pois eram somente focados em gramática e nada em comunicação, o que acabou frustrando e traumatizando toda uma geração de alunos os deixando com a impressão de que eles não sabiam nem o “verbo to be”. É por isso que muitos de vocês falam coisas do tipo “Eu odeio inglês” ou “Eu até entendo algumas coisas, mas na hora de falar…” Pouquíssimas pessoas conseguem ou conseguiram fazer proveito do inglês que tiveram na escola. Mas por que esse desfalque? Por que essa abordagem gramatical deixa as pessoas tão inseguras? Imagine uma criança, com que idade você diria que uma criança começa a se comunicar? Em média, dois anos e meio. Entenda, se comunicar. Isso implica necessidades básicas e interação com os arredores. Nós, como crianças, só temos o primeiro contato com a gramática, anos depois, lá pela quarta-série. Isso significa que, até chegar este momento, nós nos comunicamos “sem gramática”. Estou dizendo que a gramática não é importante? Não. Estou dizendo que a gramática está no diálogo, no dia a dia. Me diga, quantas vezes no seu dia, durante uma conversa com alguém você pensa “huum, agora vou usar a voz passiva para responder isso.” Para ilustrar este ponto, olhem para as imagens a baixo. Cada uma delas representa um ditato popular em português, as respostas estão ao final do texto. Mas tente acertar qual ditado cada uma das imagens representa.
O “segredo” para aprender inglês nunca foi de fato segredo. A maioria das pessoas tem um “autodiagnóstico” sobre suas dificuldades quando estão tentando aprender um idioma, mas, de maneira geral, tudo se resume a uma coisa: Listening, a escuta. Por que?
Vamos voltar para aquela criança que mencionamos anteriormente, ela começa a se comunicar aos dois anos e meio, mas como funcionou esse processo? Esse período foi de familiarização e observação da língua. A criança, quando cercada do idioma, se familiarizou o suficiente para, em um segundo momento, criar hipótese e, a partir daí, experimentar. O que seria “criar hipótese”? Neste contexto, significa reconhecer estruturas e entender que, com somente algumas mudanças, as mesmas estruturas podem ser usadas em diferentes situações.
Exemplo:
– Como que eu chego a/em..? >>>> How do I get to… the mall
the museum ?
the drugstore
hospital
A criação de hipótese acontece se a primeira fase (observar, se familiarizar) for bem feita, ou seja, escutar escutar escutar. Automaticamente depois disso, vem a fase 3, onde o aluno se sente seguro para experimentar.
É basicamente assim que o processo acontece. Então, vamos deixar uma mensagem final para vocês, alunos: não subestimem a importância do Listening, pois ele é, sem dúvida, a parte essencial neste processo. Tentem fazer do aprendizado uma coisa mais “leve”, usem algo que vocês gostam para aprender algo que vocês precisam, seja música, seriados, livros, filmes e jogos e video games. Comunicação é o mais importante!
Espero ter ajudado! Um grande abraço!
Teacher Igor Cavalcanti