Existem muitos cursos de Inglês hoje em dia, tanto físicos como online. Mas, se você finalmente tomou a decisão de investir em falar inglês, tem que tomar muito cuidado.
O primeiro ponto seria nunca se deixar levar pelas estratégias de marketing, pois aqui no Brasil gosta-se de se usar termos apelativos (eu sei, eu também estou generalizando, mas aguarde até o final.)
Teacher, como assim?
Coisas do tipo: ‘A MELHOR escola de idiomas da cidade’; ‘A MAIOR escola de idiomas do Brasil’; ‘A escola que oferece resultados MAIS rápidos’ e etc.
De cara, o que já poderíamos contestar é a do ‘resultado rápido’. Resultado rápido, quando se trata de aprender idiomas, é que nem resultado rápido para perder peso: NÃO EXISTE. Sim, nisso eu posso generalizar. Quer saber de outra coisa que não pode ser afirmada sobre qualquer escola ou curso online? ‘Aquela não funciona’. Todas as escolas e todos os cursos funcionam, só não surtem efeitos iguais para todo mundo, vai depender muito do perfil de cada estudante.
Nós não nos damos conta, mas aprendemos a falar Português depois de um processo de mais ou menos três anos. O que quero dizer com isso: Passamos os três primeiros anos da nossa vida SOMENTE ESCUTANDO e, é claro, emitindo sons ininteligíveis até, então, conseguirmos desenvolver frases. Por isso a importância de ESCUTAR, que muitos alunos até hoje subestimam.
Quanto a ser ‘A MAIOR’ ou ‘A MELHOR’ é indiferente no final, pois o que você deve dar importância é: Qual é o seu objetivo com aquela língua naquele momento?
Baseado na resposta desta pergunta você pode começar a procurar a escola ou o professor particular que mais se encaixe com seu objetivo.
Vamos supor que seu objetivo seja comunicação: Você quer aprender a falar para poder viajar, assistir filmes sem legendas, se comunicar com outras pessoas no trabalho ou vai se mudar para outro país. Você deve procurar uma escola ou professor que não foquem tanto na gramática solta, pois essa não vai te ajudar a se comunicar. Estou dizendo que gramática não é importante? NAO. Quando éramos crianças e cometíamos um erro de Português, como que nossas mães/pais/avós nos corrigiam? Nos davam uma aula de gramática ou simplesmente nos falavam a maneira certa e seguiam em frente? Exato. Isso serve para mostrar que quando se trata de comunicação o ideal é que você se atente aos ‘pedaços prontos’ da língua, que são os ‘chunks’; ‘expressions’, entre outros nomes. Porque? Porque eles carregam gramática embutida e um forte poder comunicativo. Procurar escolas e/ou teachers que trabalhem com a Abordagem Lexical ou Comunicativa ou as duas. São abordagens focadas em comunicação que trazem situações do dia-a-dia para sala de aula e fazem com que você aprenda a gramática onde ela vai ser usada, ao invés de uma aula cheia de regras e nomes.
Se o seu objetivo é somente leitura e termos técnicos, você não sente a necessidade de comunicar-se ou essa necessidade talvez nem exista na sua área de trabalho. Bom, aqui, por mais óbvio que seja, a leitura é muito importante. Esse é um ponto que ainda hoje algumas escolas mais antigas e tradicionais ganham em relação às mais novas. Se não existe, naquele momento, a necessidade de aprender a se comunicar e você quer ‘ganhar tempo’, procure escolas que possuam cursos preparatórios para provas de proficiência (TOEFL), pois são provas que demandam muita leitura e isso pode te ajudar a melhorar vocabulário e interpretação. E claro, uma vez que esteja matriculado, leve os ‘termos técnicos’ a serem esclarecidos para a escola e trabalhe em cima deles. Se existir uma escola com uma proposta parecida com o que precisa, dê preferência. Por exemplo, se lida com muitos termos de Negócios e existe uma escola de inglês para negócios, não escolha outra!
E, por último, se o seu objetivo envolve provas de proficiência
Procure escolas ou professores que tenham experiência com preparatórios. Existe um curso para todas as provas nos mais variados preços. Mas se eu puder dar uma dica, procure aquela escola que já tem uma certa tradição ou um professor particular que já tenha prestado as provas e que tenha material.
(Link com principais provas de proficiência e para que servem https://educacao.uol.com.br/noticias/2013/04/01/veja-quais-sao-e-quanto-custam-principais-testes-de-proficiencia-em-idiomas.htm)
Espero ter ajudado!
Obrigado!